São três jogos!

O Jogo da Política é um conjunto de três jogos que simulam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele cria uma experiência na qual os participantes se colocam no papel de um deputado, prefeito ou juiz, levando o jogador a viver na pele a complexidade da política. Já foi aplicado em escolas públicas e estaduais de diversos estados do Brasil e é uma ferramenta essencial de educação política para educadores e a sociedade civil. É importante dizer que o Politize! não tem nenhuma relação com a produção deste material, mas é nosso papel mapear e divulgar referências de relevância no portal, assim você tem acesso a cada vez mais conhecimento!

 

Sobre os jogos

Poder Legislativo: Simula a tramitação e aprovação de um projeto de lei a partir da vivência de diferentes papéis: do presidente da câmara, dos relatores das comissões e o processo de votação de leis.

Poder Executivo: Simula a construção de um orçamento público: do que é composto, quanto custa e como é feito, colocando o participante no papel do prefeito.

Poder Judiciário: Simula um julgamento de homicídio e permite que os participantes vivenciem todos os personagens presentes no processo judiciário, incluindo a mídia.

 

O que vou encontrar?

Aqui você terá acesso a todo o material necessário para o Jogo da Política. Você precisará de caneta, borracha e, para jogar o Jogo do Executivo, sugerimos que use o Material Dourado, que representará 100% do orçamento da cidade. Ah, comece sua jornada pelo Manual da Facilitadora. Trata-se de uma introdução sobre o nosso sistema político, com sugestões de como aplicar na escola, incluindo disciplinas envolvidas e ideias para projetos, e a relação do Jogo da Política com os Quatro Pilares da Educação para o Séc. XXI, propostos pela UNESCO, e com os Eixos Cognitivos do ENEM.